terça-feira, 5 de outubro de 2010

O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA

(THE LOVE IN THE TIME OF CHOLERA)



No pôster deste belo filme, lê-se a epigrafe: “quanto tempo você esperaria pelo amor?”. Pergunta difícil não é verdade? Pois bem, baseado no consagrado romance daquele que certamente é um dos maiores romancista da America Latina, o colombiano Gabriel Garcia Márquez, o filme nos leva ao seu país no início do século passado. Em meio a uma epidemia de cólera que assola e mata grande parte da população, Gabriel conta a história de Florentino Ariza e Fermina Daza. Ele, um modesto funcionário da empresa de correios da cidade que vive com mãe, interpretada de forma magnífica pela nossa Fernanda Montenegro. Ela, filha de um próspero comerciante que acabara de chegar à cidade.

Como há de ser nos bons romances, os dois são flechados pelo cúpido e passam a alimentar uma secreta paixão através de correspondências. Também como convém aos bons romances, o pai da protagonista não fica satisfeito e corta as asas dos dois pombinhos, mandando Fermina passar um longo tempo fora da cidade. Ao regressar, ela revela que não quer mais o amor de Florentino e para derramar um pouco mais de drama à situação, aparece um doutor que lhe pede em casamento. Ali começava a via crucis de um jovem apaixonado e desolado que decide então...

Bom, se existe uma coisa que me tira do sério é alguém me contar um filme inteiro. Então, só para atiçar um pouquinho mais a curiosidade de vocês vou revelar um pequeno segredo que não chega a estragar a surpresa de quem se aventurar neste filme: Florentino promete que só perderá sua virgindade com Fermina, sua eterna amada. Conseguirá nosso mocinho manter o que prometera? Melhor ainda é usar a epigrafe já transcrita acima: “quanto tempo você esperaria pelo amor?” Essas respostas estão reservadas a quem for à locadora perto de casa e pagar uns cinco reais pela locação ou, em uma loja on line, e pagar alguns reais mais. Ótima pedida!


por Ronald Corrêa



Confira abaixo o trailer do Filme


Nenhum comentário:

Postar um comentário